Espiritismo, Sócrates, Platão, Autoconhecimento e Moral

Por: Ryath (inspirado, intuído espiritualmente e também pesquisado)

Emmanuel, o principal mentor de Chico Xavier, nos ensina que o antigo filósofo Sócrates n
Ao foi bem interpretado por seus discípulos, inclusive os principais, que são: Platão, Xenofonte e Antíteses.
Sócrates era dotado de muito amor, e para o Espiritismo, tanto Sócrates quanto Platão são seus percursores, e nos cursos de autoconhecimento dessa doutrina esses dois filósofos gregos são muito ensinados.
Segundo Emmanuel, Sócrates ensinava a fraternidade e a prática do bem, coisa que o Espiritismo destaca, e cuja principal pessoa para essa doutrina, que é Jesus Cristo, fazia o mesmo.
Então para o Espiritismo Sócrates e Platão são antecessores ao Cristo, e suas filosofias preparam o mundo para Jesus.
Assim sendo, Sócrates lançou as sementes para o mundo da solidariedade, algo muito parecido com Jesus.
Sócrates ensinou as pessoas a cuidarem de suas almas, cultivarem as virtudes espirituais, e desse trabalho surgiu o conceito de moral, tão importante no Espiritismo.
A moral são conceitos do que é certo, justo e bom, e o que deve ser seguido.
Tanto fazer o bem como praticar a moral são coisas que conduzem ao autoconhecimento.
Mas nem tudo o que a sociedade considera moral faz parte dos reais valores do espirito, existe muita rigidez, exclusão e repressão em muitos conceitos morais, e isso ao invés de ajudar, prejudica, tanto o progresso do autoconhecimento quanto a saúde mental das pessoas, criando preconceitos e tabus.
A sexualidade muitas vezes é vista como algo ruim, ai entra a repressão sexual, também a condenação a homossexualidade, aos erros dos outros, as suas falhas, sendo que ninguém é perfeito, e como ensina Jesus:
-Quem nunca pecou que atire a primeira pedra.
O conceito de moral exclui muitas pessoas e atitudes.
Muitos se sentem superiores e melhores que os outros por ter serem mais morais, e isso é uma ilusão, pois é orgulho e vaidade, e as coisas do ego não são reais, devemos achar, pois, a simplicidade e humildade.
E assim, somente assim podemos seguir o caminho da moral, com compreensão aos outros, sem jamais nos acharmos melhores que eles.
O ego é uma ilusão, nos leva ao engano e uma vida muito menos feliz, aí a importância da simplicidade e humildade, da compreensão, não do julgamento ou do subjulgamento. 
Compreensão a todos, os que erram, que tem defeitos, pois nós também temos os nossos.
O problema é que o ego distorce conceitos tão bons e bonitos como os ensinamentos de Sócrates e Platão.
Moralidade não é moralismo.
Não desejem a superioridade, mas sim a simplicidade.
Nosso site é quase que totalmente voltado para o autoconhecimento, venha nos conhecer e nossas praticas espirituais, tanto para você evoluir espiritualmente, quanto para você atingir o Nirvana.
Fiquem com luz
Seres de luz

 

 

Você também pode se interessar por: